Aparição de Nossa Senhora em Lourdes
“Quando alguma coisa nos custa, digamos em seguida: ‘tudo para vos agradar, ó meu Deus, e nada para me satisfazer”. Santa Bernadete.
A Santíssima Virgem Maria realizou diversas aparições, e dentre elas, destaca-se a de Lourdes. A partir dessa manifestação, Nossa Senhora, sob o título de Lourdes, passou a ser invocada por fiéis de diferentes partes do mundo, especialmente em pedidos de cura, tornando-se a padroeira dos doentes.
Para transmitir sua mensagem de oração e caridade, Nossa Senhora escolheu Bernadette, uma jovem pastora de 14 anos. Em um dia frio em Lourdes, Bernadete junto a sua irmã e amiga, foi buscar lenha nas proximidades da gruta de Massabielle. Ao se afastar um pouco, viu uma grande luz, da qual surgiu a imagem pura de uma jovem mulher. Embora a Senhora não tenha lhe falado diretamente, ela ensinou Bernadette a fazer o sinal da cruz corretamente e, em silêncio, a rezar o Terço. Ao terminar a oração, a visão desapareceu.
Após a primeira aparição que ocorreu no dia 11 de fevereiro, Nossa Senhora continuou a aparecer a Bernadette outras 17 vezes ao longo de cinco meses. Em cada encontro, a Mãe de Deus trazia uma mensagem, cujos ensinamentos continuam sendo de grande importância até hoje.
Inicialmente, tanto a população quanto a Igreja duvidaram de Bernadette e das outras crianças que presenciaram as aparições de Nossa Senhora em Lourdes. Essa resistência foi se intensificando, o que levou Nossa Senhora, em uma das últimas aparições, a instruir Bernadette a cavar o chão da gruta em um dia e hora específicos. Quando Bernadette obedeceu, uma fonte de água começou a jorrar do local e nunca mais parou. Era conhecido por todos que aquele era um lugar seco, sem nenhuma fonte de água.
Com a descoberta da água, as pessoas começaram a ir até lá em busca de cura. Milagrosamente, começaram a acontecer curas inexplicáveis entre os que se banhavam nas águas da gruta, como de deficientes físicos, paraplégicos e pessoas com doenças incuráveis, todas confirmadas por médicos e cientistas. Até hoje, as curas continuam a ocorrer em Lourdes, com uma comissão de médicos avaliando e certificando se uma cura pode ser considerada um milagre.
Uma das revelações mais marcantes de Maria em Lourdes foi a declaração de que Ela é a Imaculada Conceição, título que o Papa Pio IX havia dado a Maria quatro anos antes em Roma. Bernadette e as outras meninas não tinham conhecimento disso. Esse título é um Dogma de Fé da Igreja Católica, uma verdade na qual os fiéis acreditam.
Pedimos, ó querida Mãe, que possas nos conduzir ao Bom Deus em tudo, alcançando a graça de nos assemelharmos mais ao Seu Filho para um dia estarmos convosco no Céu!
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
Fontes:
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/02/11/nossa-senhora-de-lourdes.html
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-de-lourdes/34/102/